sexta-feira, 4 de março de 2011

Igreja Católica se prepara para enfrentar grandes mudanças da sociedade


CIDADE DO VATICANO, 4 Mar 2011 (AFP) -Bispos católicos de todo o mundo se preparam para debater as grandes mudanças e "desafios" da sociedade contemporânea no Sínodo, convocado para outubro de 2012, pelo Papa Bento XVI, segundo documento divulgado nesta sexta-feira pelo Vaticano.
O tema do terceiro sínodo de bispos do pontificado de Bento XVI tem como tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", segundo o secretário-geral Nikola Eterovic.
Em entrevista à imprensa, ele explicou que entre os desafios a serem enfrentados pela Igreja estão "a secularização", a cultura da "aparência", do "efêmero", o "egocentrismo", assim como uma mentalidade "hedonista e consumista".
O documento adverte sobre a necessidade de entender a globalização e suas repercussões, desde a "mescla de culturas" pelo fenômeno migratório, que "nossas sociedades não conheciam há séculos", até o peso dos meios de comunicação: "não há lugar no mundo que não possa ser alcançado hoje", destaca o documento.
"Os meios de comunicação, que hoje oferecem enormes possibilidades, representam um dos grandes desafios para a Igreja", sustenta.
O texto também considera necessário que a Igreja reconheça os próprios erros e aborde os escândalos que viveu nos últimos tempos, em alusão a casos denunciados de pedofilia de religiosos. Convida, ao mesmo tempo, a oferecer uma visão "otimista" do futuro, "com esperança, sem lágrimas de desespero".
Os religiosos vão se reunir no Vaticano durante três semanas, de 7 a 28 de outubro de 2012.
Segundo o documento preparatório, chamado "lineamenta", para enfrentar as "grandes mudanças de ordem social, cultural e religiosa" no mundo, a Igreja Católica considera necessário realizar "uma nova evangelização".
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário