domingo, 22 de maio de 2011

Jesus: Caminho, Verdade e Vida.


Meu irmão, minha irmã, a liturgia deste domingo convida-nos a refletir sobre as seguintes perguntas: Por onde quero passar? Aonde quero chegar? E onde pretendo ficar?

Estas três perguntas Jesus responde no Evangelho de hoje. Não se preocupe com o “como chegar”, o “lugar”, e o “modo como ficar” no lugar escolhido ou pretendido.

Escute o que o Senhor lhe diz: “Ninguém vai ao Pai sem passar por mim”. Portanto, o caminho por onde você passa – para chegar aonde quer – é Ele mesmo. É por Ele que você tem de passar. Ele é o Caminho. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Cristo quer confirmar o meu e o seu lugar ao dizer: “Por onde você quer passar? Eu sou o Caminho. Aonde você quer chegar? Eu sou a Verdade. Onde você quer ficar? Eu sou a Vida”.

Da minha e sua parte cabe somente o caminhar – em plena segurança – por este caminho, que é Jesus. Saiba que quem anda na luz sabe onde coloca os pés. E quem anda nas trevas não sabe onde os põe. Fora do caminho, cuidado com as armadilhas, porque, dentro do caminho, o inimigo não ousa atacar – o Caminho é Cristo – mas fora do caminho ele monta as suas armadilhas.

O nosso caminho é Cristo na Sua humildade. O Cristo “Verdade e Vida” é o Cristo na Sua grandeza e divindade. Se você seguir o caminho da humildade, chegará ao Altíssimo. Se na sua fraqueza não desprezar a humildade, permanecerá cheio de força do Todo-poderoso.

Por que Cristo tomou o caminho da humildade? Foi por causa da minha e da sua fraqueza que estava ali, como obstáculo intransponível. Foi para nos libertar dela que tão grande Médico veio a nós! Não podíamos ir até Ele. Então, Ele veio até nós. Veio ensinar-nos a humildade, esse caminho de regresso, porque era o orgulho que nos impedia de retornar à vida que o pecado nos tinha feito perder.

Então, Jesus, tornando-se nosso caminho, grita-nos: “Entrai pela porta estreita!” (Mt 7,13).

O homem esforça-se por entrar, mas o “inchaço” do orgulho impede-o de entrar. Aceitemos o remédio da humildade. Bebamos desse medicamento amargo, porém, salutar.

O homem “inchado” de orgulho pergunta: “Como poderei entrar?” Cristo responde: “Eu sou o Caminho. Entra por mim. Eu sou a Porta (cf. Jo 10,7). Por que procurar noutro sítio?” Para que você não se perca, Jesus se fez tudo por você e diz: “Sê humilde, sê manso” (Mt 11,29).

Imitemos o Filho de Deus, que é o Caminho, não apenas pelos Seus exemplos e ensinamentos, mas também porque Ele se identifica com a Verdade e a Vida. Ele está no Pai e o Pai está n’Ele, fazendo-se um com Ele. Por isso, Cristo afirma que “quem me vê, vê o Pai”. De fato, Jesus é o único caminho para o Pai, suprema Verdade e Vida.

Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário