sábado, 6 de agosto de 2011

Fiéis de Assu vão ganhar um santuário com sete hectares

Projeto do santuário poderá custar mais de R$ 2 mi e será construído para receber de fiéis do país inteiro

24/05/2009 - Tribuna do Norte

O município está prestes a se transformar em mais um centro de peregrinação religiosa do Nordeste. No mês de junho, a Prefeitura de Assu vai apresentar uma maquete eletrônica do santuário de Irmã Lindalva, freira que foi morta a facadas na década de 1990, vítima de um paciente que recebia seus cuidados. O monumento gigantesco está sendo pensado para mudar a história do município, apelando para o discurso religioso, a exemplo de cidades como Canindé (CE) e Juazeiro do Norte (CE).
A área escolhida para receber o santuário está situada na localidade rural de Malhada da Areia, onde a religiosa nasceu e viveu sua infância. São aproximadamente sete hectares, ou 79 mil metros quadrados.
No espaço será construído um altar em forma de concha, no qual ficará a imagem da freira. Na frente, os bancos que serão de cimento em diagonal terão, junto à estrutura central, a forma de raios do sol.
A entrada para os fiéis ficará na parte inferior esquerda. Na mesma linha, do lado do altar, um totem de aproximadamente trinta metros: uma estrutura de concreto armado vazado com uma cruz que poderá ser vista por quem passa pela BR-304. No lado inferior à direita o setor de catolicismo gastronomia, para alimentação dos visitantes. O prédio será dividido também para as lojas de suvenires, que serão expostos para o comércio material relacionado à freira e outros santos do
.
O complexo religioso, estimado em R$ 2 milhões (dados não oficiais), terá mais um fator de favorecimento ao clima espiritual daqueles que buscam na freira e na cultura mística alívio espiritual. O local será construído em frente à lagoa do Piató, um dos principais mananciais do Assú.

A aproximadamente 700 metros do santuário, no lugar onde existia a casa de Irmã Lindalva, será construído um marco, já que a construção foi destruída há algum tempo.

Um dos maiores desafios para a consolidação do projeto é a construção da estrada de acesso. Da BR-304, que liga Assú a Natal, até a localidade de Malhada da Areia são cinco quilômetros. A expectativa da Prefeitura é que essa tarefa seja realizada pelo Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER).

O prefeito Ivan Júnior já esteve em Natal reunido com a governadora Wilma de Faria, para falar sobre o projeto. Segundo Lúcio Flávio, assessor de Comunicação da Prefeitura do Assú, Ivan Júnior deve voltar a conversar com Wilma a cerca da estrada e de outros recursos para ajudar na construção do espaço religioso e turístico.

A ajuda para a construção do santuário está sendo esperada de todas as partes, inclusive dos fiéis. A Prefeitura está abrindo uma conta para depósito daqueles que tenham interesse de contribuir com o projeto. A secretária municipal de Urbanismo, Karla Rachel Soares Bezerra, será uma das responsáveis pela apresentação da maquete eletrônica do projeto que será exposto em telão durante a programação oficial do São-João, de 13 a 24 de junho próximo. A referida maquete conterá os aspectos gerais do projeto arquitetônico que está em processo de confecção, segundo informou Karla Rachel.
Um fator que favorece a Municipalidade é que o parque recebe o apoio da Igreja Católica local – através da paróquia de São João Batista e da Área Pastoral São Cristóvão e Irmã Lindalva.
Fiéis querem santificação de freira morta a facadas
Desde a morte da Irmã Lindalva que a comunidade católica busca a sua canonização, baseada em relatos de pessoas que garantem ter recebido a cura através de orações realizadas em nome da freira. No município de Itajá há um caso em que uma família garante ter conseguido a cura de uma criança doente de leucemia.

O cardeal arcebispo e primaz do Brasil dom Geraldo Majella Agnelo anunciou em 2007 que o primeiro milagre da beata Irmã Lindalva Justo de Oliveira já poderia ter acontecido. A pessoa miraculada seria uma jovem de 15 anos que, com graves problemas de saúde e após ter sido desenganada pelos médicos, conseguiu o restabelecimento pela interseção de Irmã Lindalva. A beatificação da Irmã Lindalva Justo de Oliveira e o lançamento do Projeto Pastoral 2008-2010 da Arquidiocese de Salvador (BA) aconteceu num domingo, 2 de dezembro de 2007, às 14h, no estádio Manoel Barradas, “Barradão”, em Salvador.

Dom Geraldo Majella Agnelo foi o celebrante da missa. Religiosas da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, ordem à qual pertencia Irmã Lindalva, vieram de todo o mundo para conferir a cerimônia.

Vida e morte
Lindalva Justo de Oliveira nasceu no dia 20 de outubro de 1953, no pequeno povoado sítio Malhada da Areia, município de Assú. Após o falecimento do pai, em 1982, Lindalva se dedicou à Igreja. Em 1987, no mesmo ano em que recebeu o sacramento da Crisma, pediu para ser admitida no Postulado, na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Seu pedido foi aceito no ano seguinte. Após cumprir as etapas do postulado e do noviciado, em 26 de janeiro foi enviada em missão para o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador (BA), onde recebeu o ofício para coordenar uma enfermaria masculina com 40 idosos.
Foi no dia 9 de abril de 1993, uma Sexta-feira Santa, enquanto se preparava para servir o café-da-manhã, que Irmã Lindalva foi brutalmente assassinada por Augusto Peixoto, 46, um dos internos do abrigo, por ela não ter correspondido ao “amor” que ele dizia sentir por ela. 7 de janeiro ficou definida como a data dedicada à religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário