terça-feira, 20 de setembro de 2016

3ª-feira da 25ª Semana Tempo Comum

Ss. André Kim Taegon Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts, memória
Cor: Vermelho

1ª Leitura - Pr 21,1-6.10-13

Sentenças diversas.
Leitura do Livro dos Provérbios 21,1-6.10-13
1O coração do rei nas mãos do Senhor
é como água corrente;
ele o dirige para onde quer.
2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto,
mas é o Senhor quem sonda os corações.
3Praticar a justiça e o direito
é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios.
4Olhar arrogante e coração orgulhoso,
a lâmpada dos malvados não é senão o pecado.
5Os projetos do homem aplicado produzem abundância,
mas todos os apressados só alcançam indigência.
6Tesouros adquiridos com língua mentirosa
são ilusão passageira dos que procuram a morte.
10A alma do malvado deseja o mal,
ele olha sem piedade para o seu próximo.
11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil,
e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber.
12O justo observa a casa do ímpio
e leva os ímpios à desgraça.
13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre,
também há de clamar, mas não será ouvido.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 118 (119),1. 27. 30. 34. 35. 44 (R. 35a)

R. Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!R.

27Fazei-me conhecer vossos caminhos, *
e então meditarei vossos prodígios!R.

30Escolhi seguir a trilha da verdade, *
diante de mim eu coloquei vossos preceitos.R.

34Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, *
e de todo o coração a guardarei.R.

35Guiai meus passos no caminho que traçastes, *
pois só nele encontrarei felicidade.R.

44Cumprirei constantemente a vossa lei; *
para sempre, eternamente a cumprirei!R.

Evangelho - Lc 8,19-21

Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,19-21
Naquele tempo:
19A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se,
mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão.
20Então anunciaram a Jesus:
'Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver.'
21Jesus respondeu:
'Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.'
Palavra da Salvação.

Reflexão - Lc 8, 19-21

Existem muitas pessoas que querem demonstrar-se religiosas, mostrar a todos que participam da vida da Igreja e têm amizade com o clero e até usam dos cargos e funções sociais para conseguir isso. Porém, essas pessoas querem apenas se promover, não querem nenhum compromisso com o Evangelho e com o Reino de Deus. A atitude de Jesus nos mostra quem é importante para ele: aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática, aquele que é capaz de amar, perdoar, partilhar, acolher, socorrer, consolar, compreender, ensinar, comprometer-se, doar-se, reunir, celebrar, orar, ser feliz com os que são felizes, chorar com os que choram, são empáticos, solidários, vivem o amor de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário