terça-feira, 27 de agosto de 2013

Agosto Mês das Vocações: Assumindo a Missão!

 Assumindo a Missão!
O ano Dehoniano de 2013 marca profundamente a nossa Província Brasil Recife, uma vez que várias atividades foram programadas durante todo este ano, a fim de compartilhar o Carisma Dehoniano e a História da BRE com todas as pessoas que sempre estiveram presentes conosco nesses 120 anos de presença, no Nordeste brasileiro.
Motivados pelo ardor missionário, anunciamos com muita alegria que no dia 3 de agosto de 2013 iniciaremos um novo projeto missionário na Diocese de Mossoró, com o envio do Pe. Francisco Belarmino SCJ e do seminarista Carlos Eduardo, para a cidade de Assú-RN, Paróquia da Beata Lindalva e São Cristovão. Será sem dúvida, um momento de muita alegria para Nossa Província, pois iremos de forma objetiva, manter a chama acessa do “sonho missionário” do venerável Padre Dehon, nosso fundador.
Beata Lindalva
Igreja Matriz da Paróquia da Beata Lindalva
Província Brasil Recife: Uma História de Serviço e Missão!
Ao longo dos 120 anos de presença da Congregação no Nordeste brasileiro, foram muitas as frentes de trabalho que abrimos. Estivemos no sertão da Bahia (Curaça, Abaré, Xoroxó) e Pernambuco ( Serra Talhada, Parnamirim, Salgueiro), mas foi no sertão do Rio Grande do Norte que nossa presença foi mais prolongada. Cinquenta anos atrás chegamos a Mossoró (Colégio Santa Luzia e Paróquia São Manuel) e de lá passamos para Fortaleza. Depois voltamos ao sertão da Diocese de Mossoró em Apodí, Caraubas, Itau extendendo-se o serviço a Governador Dix Sept Rosado, Severiano Melo). Por fim com a ida de Pe. Pedro Neefs para Campo Grande o trabalho se extendeu a Upanema, Janduís, Triunfo Potiguar e Paraú.
P. NeefsFoi uma presença extensa e duradoura, marcada sobretudo pelo trabalho social de Pedro Neefs (na foto ao lado), Lourenço Slegers e Teodoro Snijders. Agora no início do mês de agosto, dia 3, começaremos nossa presença em Assú, na Paróquia da Beata Lindalva e São Cristovão. É o início de uma nova frente missionária. Vamos iniciar ali uma nova ação. É uma paróquia diferente das que tivemos nas últimas décadas. Assú é uma cidade de porte médio com duas paróquias, atenderemos a uma delas. A cidade é polo regional, tem hospital, faculdade, agências bancárias e está em expansão. Nem por isso a paróquia será moleza, tem cinco capelas urbanas e doze rurais, fora as comunidades espalhadas nos assentamentos. Inicialmente o pe. Francisco Belarmino e o seminarista Carlos Eduardo lá estarão em nosso nome. Com a Diocese será assinado um convênio por cinco anos, renovável. Creio que Assú poderá sobretudo ser um polo vocacional para nós nas terras potiguares, sua centralidade geográfica dentro do RN ajudará nossos contatos vocacionais e com a graça de Deus continuaremos a ter muitas vocações.
Do meu ponto de vista, nos próximos anos deveremos ter uma segunda comunidade naquelas plagas, para fomentar também a vida comunitária e fraterna e nossa presença não ser um ponto isolado na imensidão do sertão. Que Santa Luzia, padroeira daquela Diocese nos faça ver o futuro de serviço e missão.
Por: Pe. Carlos Alberto da Costa Silva SCJ, Superior Provincial da BRE.
Conhecendo Assú
o Município de Assú está localizado na microrregião do Vale do Açu, messoregião do Oeste Potiguar, no interior do Estado do Rio Grande do Norte, a 207 Km da Capital do Estado, Natal.
População:
Tem aproximadamente 53.245 habitantes (de acordo com o senso do IBGE/2010)
 Fotos da Igreja Matriz da Paróquia 
naves
Altar

Nenhum comentário:

Postar um comentário