quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi: Em Assú fiéis confeccionam tapete

Tradição milenar, que remonta às saudações do povo a Jesus Cristo em Jerusálem, a confecção dos tapetes de Corpus Christi é um dos belos momentos da religião católica, envolvendo arte e fé. Em Assú, dezenas de fiéis se uniram na madrugada desta quinta-feira (23) para iniciar a transformação de serragem, sal e pó de café em imagens que retratam temas eucarísticos.

O trabalho começou cedo, antes mesmo de o sol raiar, por volta das 04:30 da manhã. E envolveu coroinhas, acólitos, casais paroquianos, escoteiros, maçons e demais fiéis da Igreja de Irmã Lindalva e São Cristóvão, na Cohab.

Como há previsão de chuva, adiou-se para o próximo ano a ideia inicial de fazer os tapetes da rua para a igreja. Mas, mesmo assim, o resultado impressiona pela beleza. “Todo esse trabalho foi feito com muita dedicação, pela primeira vez, fica até mesmo na própria história da nossa paróquia. É um prazer imenso realizar esse tapete com todos os paroquianos, para reverenciar o Corpo e o Sangue de Cristo”, afirmou o Pároco Padre Gerônimo Dantas Pereira.

Convite

De acordo com Padre Gerônimo, haverá uma missa na capela do Alto de São Francisco às 15 horas, seguida por uma carreata até a igreja da Cohab, onde às 17:30 será celebrada a Missa Solene de Corpus Christi.

“A Eucaristia é o ápice da vida cristã. Todos os cristãos estão convidados a vir para este momento de consagração, observar a beleza dos tapetes, por onde passaremos com o Corpo e Sangue de Cristo. Nós, católicos, acreditamos na presença real de Jesus na Eucaristia, por isso que toda a igreja Católica Apostólica Romana para nesse momento para agradecer a Deus, que é aquele que está sempre presente na nossa vida. Sejam bem-vindos e sintam-se todos convidados”, declarou o padre.

Fotos: Padre Gerônimo, José Antônio Souza e Rodrigo Medeiros











Fonte: http://www.rodrigomedeirosblog.com



Arte e Fé

A confecção de tapetes na Igreja de São Cristóvão e Irmã Lindalva é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.

Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem, borra de café, sal, e tinta xadrez, as pessoas montaram, com grande arte, vários tapete na Igreja de São Cristóvão e Irmã Lindalva, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Foram várias mãos que fizeram essas verdadeiras obras de artes, todos que fazem da Paróquia de São Cristóvão e Irmã Lindalva.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.

No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. Veja a seguir algumas cidades onde é possível encontrar esse tipo de arte popular.

DSC_2878

Tapetes criados na Igreja de Irmã Lindalva e São Cristóvão.

DSC_2882

Tapetes criados na Igreja de Irmã Lindalva e São Cristóvão.

DSC_2883

Tapetes criados na Igreja de Irmã Lindalva e São Cristóvão.

DSC_2887

Tapetes criados na Igreja de Irmã Lindalva e São Cristóvão.


Fonte:http://www.tokdeclasse.com.br


Momento de fé

Assu - Fiéis reúnem-se durante Corpus Christ




Fonte: http://sitecidades.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário