O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (1º) a criação de uma nova diocese no Brasil. A nova circunscrição da Igreja Católica irá abranger 19 municípios da região sul de Mato Grosso do Sul e será sediada em Naviraí (390 km de Campo Grande).
Segundo a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), a nova diocese coordenará 19 paróquias e 27 padres. O número de católicos na região, segundo a entidade, é de quase 200 mil.
Para a função de bispo, o papa Bento 16 nomeou o padre Ettore Dotti, 50, da paróquia de Serrinha (BA). Nascido em Bérgamo (Itália), Dotti está no país desde 1995 e já atuou nas paróquias de Itapevi e Jandira, em São Paulo, e Peabiru e Ivailândia, no Paraná.
De acordo com a CNBB, a criação da nova diocese aumenta para 275 o número de divisões eclesiásticas no país –entre elas 44 arquidioceses, 211 dioceses e 13 prelazias.
Prelazia é uma diocese com recursos e pessoal limitados. Arquidiocese é a divisão que exerce jurisdição sobre as dioceses e é chefiada por um arcebispo.
Antes de Naviraí, as mais recentes dioceses criadas pelo Vaticano no país haviam sido as de Camaçari (BA), em dezembro do ano passado, e Salgueiro (PE), em agosto de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário