sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João Batista!

Conhecido como um santo festeiro e patrono da família e do casamento, São João Batista, cujo dia é comemorado hoje, 24 de junho, dedicou sua trajetória em anunciar a santidade de Jesus Cristo. O santo foi escolhido profeta ainda antes de seu nascimento, quando foi anunciado pelo anjo Gabriel a seu pai, o sacerdote Zacarias.
"São João Batista foi concebido por Isabel, prima de Maria, e Zacarias, quando o casal já estava na velhice, algo que era improvável. Por isso, sua concepção milagrosa trouxe bênção aos pais e fez de São João Batista o padroeiro da família". João Batista morreu no ano 25 d.C., aos 30 anos.

Celebrações juninas

Junto a Santo Antônio e São Pedro, São João Batista é padroeiro de parte das comemorações juninas típicas no Brasil. A fogueira de São João se tornou tradicionalmente conhecida graças à festa de seu nascimento. "Isabel prometeu à Maria que faria uma fogueira quando João nascesse, para avisar sobre seu nascimento. Além da fogueira, uma festa feita em comemoração à chegada de João fez o santo ficar conhecido como festeiro". Em todo o país, em comunidades católicas que têm São João Batista como padroeiro, além de novenas e missas, são tradicionais quadrilhas e celebrações com comidas típicas das festas juninas. Ao longo dos anos, as festas de São João se tornaram populares também entre os não católicos.

P1070112

Programação para o Dia do São João

Confira a programação para o dia padroeiro São João Batista em Assu, feriado municipal para homenagear o santo padroeiro.

06h - Primeira Celebração Eucaristica - Igreja Matriz

09h30 - Segunda Celebração Eucaristica Dom Mariano Manzana (Bispo Diocesano) Igreja Matriz.

15h30 - Procissão de São João Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário